A ÚLTIMA TECNOLOGIA EM TRANSMISSÃO DE DADOS DE REDE

Quais as vantagens da Fibra Óptica sobre os outros meios de transmissão de dados?

A luz é a resposta para uma conexão mais estável, rápida, durável e livre de interferências. É dela que os cabos de fibra óptica fazem uso, este tipo de cabeamento possui uma camada externa com um alto índice de reflexão e seu núcleo tem alta capacidade de refração de luz. Isso permite que os cabos que utilizam a tecnologia da fibra óptica possuam uma alta capacidade de banda, muitas vezes mais potentes do que os outros meios que utilizam cabos metálicos ou sinais de rádio.

Os cabos convencionais como o cabo coaxial ou o cabo de par trançado, são as maneiras mais convencionais de se transportar dados de rede, mas devido a suas composições metálicas muitas vezes sofrem interferências eletromagnéticas externas que prejudicam a estabilidade e a qualidade do sinal que o consumidor final pode usufruir. Tais interferências não influenciam a fibra óptica, pois ela utiliza sinais luminosos para transmitir os dados.

Outro fator que influencia muito a velocidade da conexão e o custo de postos para retransmissão de sinal é que cabos metálicos perdem a potência de conexão conforme a distância, isso impede que regiões mais afastadas dos centros urbanos possuam uma velocidade de banda inferior e menos estável.

Em outras palavras, a fibra ótica é o que se existe de melhor para transmissão de dados de rede, entregando uma quantidade muito maior de informação por distâncias muito maiores, de maneira segura e perene. Um fio de fibra tem a espessura semelhante a de um fio de cabelo e pode transportar a mesma quantidade de dados que um fio de cobre de 6m de espessura, além de se deteriorem de maneira bem mais lenta e serem mais seguras, todos esses fatores influenciam para uma manutenção mais barata e um sistema mais eficiente e lucrativo a longo prazo.

Apesar de todas essas vantagens a implementação de redes de fibra óptica ainda são um desafio para o setor de telecomunicações, por ser uma tecnologia relativamente nova e custosa.  Se sua região já possui acesso a cabeamento de fibra óptica, não hesite e comece a aproveitar as vantagens dessa tecnologia!

Nosso artigo te ajudou a conhecer mais sobre as melhores e mais apropriadas tecnologias de conexão? Comente sobre as suas experiências com estes tipos de tecnologias!


There Is 1 Comment

  • Um comentarista do WordPress

    04 out, 2016

    Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Post A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *